Pontos de Vista

Amigo

            Cada um de nós tem pessoas importantes na vida. Algumas, a quem chamamos amigos, marcam muito a nossa personalidade e influenciam o que fazemos. Mas alguns amigos são confundidos com conhecidos e não lhes damos a devida importância. Mas é fácil distinguir os verdadeiros amigos:
            Um amigo é aquele que nos dias maus te diz “Hoje estás formidável!”. É quem atende as tuas chamadas às três da madrugada e é quem te ajuda com o teu trabalho de casa de matemática. É a pessoa genial que te dá ótimos conselhos. É alguém que faz piadas amigáveis sobre a tua estatura e que fica sem ir ao cinema durante dois meses, só para juntar dinheiro para comprar o presente perfeito para o teu aniversário. É quem nunca recusa dar-te um abraço e é quem te deixa errar para aprenderes a lição. É a pessoa que prova as tuas bolachas terríveis e diz que com um bocadinho mais de açúcar ficariam divinais. É aquele que ouve tudo o que tens para dizer sem protestar, mesmo quando é sobre algo que não lhe interessa. É alguém que sabe sempre o teu sabor de gelado preferido e o teu nome completo. É quem começa a estudar um mês antes do teste para na véspera do mesmo poder ir ao jantar que organizaste. É alguém que conhece o teu lado mau e acredita no teu lado bom. É aquela pessoa que te ajuda a pentear quando o teu cabelo parece um manjerico e que nunca se esquece de te ralhar quando fazes algo que não deves. É quem respeita e partilha o teu silêncio quando se senta ao teu lado. É aquele que te apoia quando decides mudar de visual e quem se ri das tuas piadas. É a pessoa que dá a volta ao mundo só para te ajudar. Um amigo é quem espera sempre por ti, por maior que seja o atraso, e no final ainda te leva a casa.
            Afinal, os amigos são as pessoas que nunca se esquecem de ti e que estão sempre prontos a ajudar-te, porque gostam de ti e se preocupam contigo. Por isso, quando tiveres um amigo, sê também seu amigo e não o deixes ir embora.

Anita P.P.



Uma Boneca Perdida na Praia
Como eu adorava aquela boneca! Era feita de areia. Irónico, não é? Ser feita de areia e desaparecer numa praia? Provavelmente era esse o seu destino. Ficar num sítio onde nunca pensou, mas que a constituía e até fazia parte dela. Acredito que esteja entre a areia e que passeia mais fundo cada vez que é pisada pelas pessoas. Na pior das hipóteses, estará na casa de uma pessoa qualquer que a encontrou. Espero que estejam a tratá-la bem e que, talvez, fique como herança para essa família.
As bonecas são um ponto importante na infância da grande maioria das raparigas. Creio que desenvolve o nosso espírito materno. Haverá aquela que nos marcou mais, ou porque foi a primeira, ou porque foi dada por uma pessoa especial, ou ainda pelas suas próprias características, uns olhos bonitos, um cabelo sedoso e os lábios cor-de-rosa. Não importa o tamanho da linda boneca, pois será sempre nossa e ficará na nossa memória para todo o sempre.
Para mim, será sempre esta que terei mais saudades, mas a que também me ensinou mais e, talvez, que me formou e me fez ter este ponto de vista! Não esconde que gostaria imenso de encontrar esta boneca para mostrar à minha filha quando tivesse uma mas talvez comprar-lhe-ei uma boneca de areia.
Adoriabelle