Resumo:
Neste artigo, pretendemos demonstrar a importância da época medieval, na nossa sociedade. No trabalho, vamos salientar alguns nomes que marcaram a diferença nesta época.
A Idade Média iniciou-se no século V, com a queda do Império Romano do Ocidente, e terminou no século XV, com a conquista de Ceuta ou com a queda do Império Romano do Oriente. Para compreender esta época, precisamos de saber que a ciência estava pouco desenvolvida e por isso o conhecimento era limitado. Apesar de o conhecimento ser limitado, esta época foi a base da informação que temos hoje, sobre muitas áreas da ciência.
Na Idade Média, a religião era a explicação para muitos fenómenos naturais, como por exemplo, eclipses. Por outro lado, havia um conjunto enorme de superstições, por exemplo, cabeças de cão, entre outros. Apesar desta mentalidade supersticiosa e religiosa surgiram grandes nomes que se basearam em factos experimentais e que não acreditavam na Bíblia (Marco Polo, Roger Bacon, Pedro Abelardo…) como única e exclusiva fonte do saber. A religião condicionava a maneira de viver do Homem medieval, já que a sua vida quotidiana se desenrolava sob o signo da mesma religião.
O Homem medieval acreditava que os eclipses eram sinais de Deus. Muitos nomes tentaram formular teorias, para explicar este fenómeno natural. Estas teorias foram utilizadas por muitos cientistas da actualidade para descobrir novos caminhos da ciência. Devido a nesta época haver vontade de procurar o conhecimento, Roger Bacon decidiu criar a ciência experimental. A ciência experimental consiste em criar uma teoria e de seguida provar que é verdade. Roger Bacon provou que a luz emitida pelos objectos era a chave para entender o Universo (arco-íris). Esta descoberta não foi aprovada pela igreja e por isso o descobridor foi preso.
Outra descoberta que hoje nos permite contar o tempo, é o estudo que Robert The Englishman fez sobre os relógios. Robert conseguiu resolver o problema com termos técnicos, devido a naquela altura o tempo ser psicológico. A Era Medieval estava a tornar-se mais avançada na ciência, com base nas experiências e na tecnologia.
William de Rubruck foi outro grande nome, que esperava descobrir seres que não existiam, tal como unicórnios. Marco Polo foi o 1º a deixar a Europa, Veneza, para ir para a China, estas viagens descreviam sítios, pessoas, culturas que ninguém imaginava, mas que existiam e todas as pessoas pensavam ser mentira. Como a rota do Oriente foi fechada, tiveram assim de procurar novas rotas. Cristóvão Colombo foi um descobridor que estudava mapas, este descobriu o processo de colonização europeia e procurou o que Marco Polo descrevia nos seus livros.
Cristóvão Colombo fez uma descoberta deveras importante para a actualidade. Ele descobriu a América e isto foi o que marcou o início da era moderna. A Era Medieval foi a grande impulsionadora dos descobrimentos e das novas tecnologias para a actualidade.
Referências Bibliográficas:
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Rabanus_Maurus
- Http://en.wikipedia.org/wiki/Isidore_of_Seville
- Http://www.deremilitari.org/resources/articles/francis.htm
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedro_Abelardo
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Arist%C3%B3teles
- Http://en.wikipedia.org/wiki/Daniel_of_Morley
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Tom%C3%A1s_de_Aquino
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Roger_Bacon
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Gengis_Khan.
- Http://en.wikipedia.org/wiki/William_of_Rubruck
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Marco_Polo
- Http://pt.wikipedia.org/wiki/Crist%C3%B3v%C3%A3o_Colombo
- Livro de Literatura de 10º ano
Adoriabelle
Adoriabelle
Lola Rosseu
4 comentários:
Muito bom, mesmo! Depois de ver o vosso trabalho, tenho medo de receber a nota do meu...
Estás a ver, fui ao blog!
Muito bem, estou a ver que sim!!!!!!!!!!!!!
ASSI: Catarina
Não te preocupes Lili, vais tirar boa nota no teu!
ASSI: Adoriabelle
Enviar um comentário