sexta-feira, 9 de março de 2012

Para que serve a Cultura


Um pouco de Filosofia...

    A palavra cultura tem dois significados, dependendo sempre do contexto. Por exemplo se estivermos a falar de um país, nós dizemos que esse país tem uma cultura diferente da nossa, então neste contexto cultura refere-se a tradições, hábitos e crenças. No entanto, se dissermos que um homem tem muita cultura, este contexto é diferente do acima referido. Neste contexto, cultura refere-se àquilo que a pessoa sabe, acerca de todo e qualquer aspeto.
   Para responder à pergunta “Para que serve a cultura?” vou focar-me na cultura de uma pessoa. Cada pessoa tem a sua própria cultura, a sua forma de pensar e a sua sabedoria acerca do mundo, a chamada cultura geral. Estes aspectos são importantes, porque é o que nos diferencia uns dos outros. Se todos soubéssemos as mesmas coisas, tivéssemos os mesmos gostos, todos seríamos iguais e teríamos a mesma profissão e faríamos as mesmas coisas. É por causa ou graças à cultura que existem cargos de maior responsabilidade e cargos de menor responsabilidade, cargos de maior conhecimento e de menor conhecimento. Outro argumento que podemos utilizar para dizer que a cultura de uma pessoa é importante, é o facto de esta permitir que nós, enquanto seres humanos, construamos o nosso conhecimento, a nossa forma de agir e de pensar.
   No entanto, todos estes aspetos estão intimamente ligados com a cultura de um país. Se pensarmos um pouco, conseguimos perceber que ao longo da nossa vida nós somos influenciados pela cultura do nosso país. Desde que nascemos até que morremos, vivemos em convivência com a cultura do nosso país e esta é que nos ajuda a crescer.
   Para concluir, podemos dizer que a cultura serve para nos diferenciar enquanto povo, para nos formar enquanto pessoas e para nos distinguir em termos de cargos de alta ou baixa categoria. Como disse Vitorino Nemésio (escritor, poeta) “Cultura é tudo e tudo é Cultura”, basta ter olhos para ver, ouvidos para ouvir, mas sobretudo estar atento e observar o mundo à nossa volta. Se assim o fizermos o nosso conhecimento aumentará e teremos a possibilidade de ser aquilo que por vezes sonhamos ser.
 Lola Rosseu

Sem comentários: